Convites de casamentos

Na hora de pensar no convite de casamento, muitos noivos ficam confusos: quem convida? Antigamente era sempre os pais quem organizavam a festa, eram os anfitriões e por isso o nome deles aparecia no cabeçalho do convite. Hoje os tempos mudaram, as famílias mudaram, as festas de casamento mudaram, e por isso existem vários versões de convite de formas diferentes convidando, e que todas são corretas. Preparamos este guia informativo para vocês mostrando diversas opções, escolha o que combina melhor com a história do seu casamento.

Os pais convidam: quando os pais quem estão oferecendo a festa de casamento, eles quem são os anfitriões e por isso eles convidam. Esta é a forma tradicional dos convites de casamento, já que antigamente eram sempre os pais quem arcavam com as despesas financeiras e organização do casamento

Convite com os pais dos noivos convidando, sendo que um deles já é falecido: O nome do seu pai ou mãe continua sendo colocado no convite, acompanhado da expressão in memoriam (do latim “em lembrança de”). Atualmente alguns noivos preferem usar expressões em português como “sempre presente”, “em nossos corações” ou mesmo apenas o símbolo de um coração.

Convite com os pais dos noivos convidando, sendo que há mais do que dois de um lado convidando, por exemplo pai, mãe e padrasto. Ou o inverso, um dos noivos quer citar apenas um dos pais. Hoje em dia a realidade de muitas famílias é diferente, você pode ter sido criada pelo seu pai, mãe e padrasto, e se for o caso, sua realidade pode estar refletida no seu convite de casamento.
Convite com os noivos convidando incluindo o nome dos pais: Hoje em dia muitos noivos quem arcam com as despesas financeiras da festa de casamento, e portanto, eles quem são os anfitriões da festa, eles quem convidam. Uma forma de convidar para o casamento mas incluir os pais, que ficarão felizes em ser mencionados no convite, é colocar “com a benção de” ou “filhos de”. E se vocês estão pagando pelo casamento mas seus pais contribuíram também? Uma opção é colocar “juntamente com”.



E se os noivos e pais estão arcando igualmente com as despesas? Nada que uma boa conversa não resolva! Não existe uma regra, converse com seus pais para entender se é importante para eles que eles sejam os anfitriões e tenham o nome convidando no convite ou não. Se for importante para eles, vale a pena seguir o modelo tradicional e deixar os pais convidar.
Convite com os noivos convidando sem citar o nome dos pais: Em casos de segundo casamento, casais que já vivem juntos ou noivos que não queiram citar os nomes individuais dos pais (em casos de “dilemas familiares” em que por algum motivo você não quer citar o nome de algum dos pais), o convite pode ser feito apenas pelos noivos, sem citar o nome dos pais.

 

Simbologia do Casamento Judaico

Como já publiquei diversos casamentos aqui no blog e como é uma cerimônia cheia de simbologia e rituais, achei interessante compartilhar com vocês o que aprendi sobre o casamento judaico.

A Kipá: De acordo com o costume, os homens mantêm a kipá na cabeça para lembrar que Deus esta acima de nos, acompanhando e observando nossos atos. Ela será usada durante toda a cerimônia e poderá ser guardada como recordação.

A Chupá (Le-se Rupá): É a cobertura (tenda) onde se realiza o ritual do casamento. Simboliza passado, presente e futuro, e representa um novo lar a ser formado pelos noivos, cercado pela família e pelos amigos. É também uma referencia a tenda do patriarca Abraão, que era aberta dos quatro lados, convidando a todos que entrassem e se sentissem bem.

O Talit: É um manto usado durante as rezas, para simbolizar que todos são iguais quando se dirigem a Deus. É costume o noivo usar o talit na cerimônia de casamento.
O véu da noiva: A noiva entra com o rosto descoberto e ao ser entregue ao noivo seu rosto é coberto pelo véu antes que entrem na chupa. O significado tem origens bíblicas: no primeiro encontro de Isaac com Rebeca, ela cobriu o rosto com um véu. Outra razão para a noiva entrar com o rosto descoberto é para que o noivo não cometa o mesmo erro de Jacó, que se casou com Lea, em vez de Raquel por não ter visto o rosto da noiva antes da boda. O véu simboliza também que o noivo não esta interessado em sua beleza exterior, pois ela desvanecera com o tempo e somente seu interior permanecera.

As sete voltas: O antigo ritual de a noiva dar sete voltas em torno do noivo tem varias explicações. Uma delas lembra a queda da muralha de Jericó, e dessa forma a noiva circula o noivo para quebrar qualquer barreira que possa existir entre os dois. As sete voltas também são alusivas aos sete dias da criação do mundo, como se a noiva simbolicamente, estivesse construindo as paredes da nova casa do casal, alem disso a noiva fazendo um circulo sem começo nem fim cria um novo mundo a dois, uma nova família.

As alianças: As alianças devem ser feitas em ouro, simples e lisas, para que represente um circulo perfeito inquebrável e ilimitado entre o casal. O anel é colocado no dedo indicador, para se destacar perante as testemunhas e indicar firmemente o compromisso desta importante transição da vida. Um inicia o movimento, colocando a aliança no indicador do outro, que aceita voluntariamente o anel e o transfere para o dedo anular esquerdo. O noivo fala para a noiva em hebraico: “Com este anel es consagrada a mim, de acordo com as leis de Moises e Israel”. E a noiva responde “Eu pertenço ao meu amado e o meu amado me pertence”.

Sheva Brachot (Sete Bênçãos): As sete bênçãos recitadas na cerimônia se referem a criação do mundo e do homem, a sobrevivência dos judeus e do povo de Israel, ao casamento, a felicidade do casal e a criação da família.
A quebra do copo: A antiga tradição da quebra do copo tem diversos significados. O mais conhecido é a lembrança da destruição do Templo de Jerusalém. A quebra do cristal também faz alusão ao equilíbrio entre os momentos felizes e tristes que serão enfrentados ao longo da vida. Imediatamente apos a quebra do copo todos dizem em voz alta “Mazal Tov”, a expressão hebraica de parabéns - Boa sorte.