7 dicas para organizar um brunch

Cada vez mais os casamentos tem se realizado de formas diferentes, atendendo ao estilo dos noivos e diversos orçamentos.
Isso não quer dizer que melhoraram ou pioraram, que ficaram mais sofisticados ou mais simples…quer dizer exatamente sobre essa liberdade de poder escolher! Escolher como, quando, onde e com quem celebrar esse momento tão especial (ainda que a escolha seja por uma tradicional catedral, vestido princesa, muitas flores e centenas de convidados).
E nesse movimento de liberdade de escolha quando o assunto é comemorar, vários estilos comuns no exterior tem influenciado cada vez mais os casais brasileiros. Mini weddings, madrinhas vestidas com a mesma cor, posicionamento no altar, decoração vintage…são vários os elementos que nos conquistaram!
Uma dessas influências é a opção por um estilo de recepção chamado brunch. Apesar de ainda “novo por aqui”, ele tem ganhado cada vez mais espaço pelo seu charme e relativa praticidade.
O brunch é uma mistura de café da manhã e almoço (breakfast+ lunch) e portanto adequado para cerimônias que aconteçam entre 10:00h e 11:30h. Logo, não é nada elegante atrasar muito (aliás, em nenhuma situação né?) em função do conforto dos convidados que estarão com fome (pensa na mulherada que acordou cedinho pra fazer make up & hair) e se for ao ar livre ainda tem a exposição ao sol e/ou ao vento.
Então é importantíssimo levar em conta alguns detalhes para comemorar com um brunch. A seguir, sete dicas preciosas para não errar nos preparativos! ;

1) Receptivo: o buffet receptivo (ou welcome food) é sempre muito bem-vindo em qualquer tipo de festa, mas nesse caso tem um papel fundamental! Como o horário é um horário de transição entre refeições  é normal que os convidados estejam já com uma “fominha” quando chegam, imaginem ao final da cerimônia! Aliado à isso tem o fato de o serviço de qualquer buffet (por melhor que seja!) ser sempre um pouco “tumultuado” no início,  pois é um momento em que todos querem ser servidos ao mesmo tempo. Ai vem o brunch, em que o serviço de garçons é normalmente reduzido e direcionado à reposição das mesas no bom e velho convite ao “help yourself” ou “sirva você mesmo”. E agora?  Como evitar “filas”, esperas e convidados “morrendo de fome” no início da recepção? Simples (e super charmoso!): inclua no receptivo opções de sucos (além da água flavorizada que é sempre bem-vinda) e algum aperitivo. Pela informalidade que o brunch nos permite, fica a sugestão de nuts ou pipocas gourmets (sim, pipocas! Super tendência nos casórios atualmente). Além de esteticamente ficar super charmoso, são práticos. Podem ser servidos em cones de papel bem no estilo DIY e deixaram seus convidados saciados de forma muito elegante!
2) Clima: pensando que a escolha desse horário na maior parte das vezes tem como intuito aproveitar o clima, todo cuidado é pouco para com os convidados. Num ambiente externo os convidados estarão expostos ao sol ou ao frio, dependendo da época do ano. Para ambos, há solução! rs Para os dias de sol, sombrinhas e leques fazem sucesso entre as convidadas, além de renderem fotos belíssimas! Para os dias de frio, pashiminas ( É um tipo de tecido bem quente capaz de aquecer nos dias de muito frio, pode ser transformado em martas, cachecóis, xales, blusas entre muitas outras coisas. Além de aquecerem serão uma lembrança muitíssimo usada depois.
3) Buffet: como é um horário em que as pessoas normalmente almoçam, não se esqueça de associar às delícias comuns do café da manhã, itens como saladinhas, mini crepes, mini sanduíches, quiches, tortas salgadas e até mini consumés. O estilo que prevalece é o finger foods (comidinhas pra pegar com a mão, que não exijam talher ou prato) e os já conhecidos petit gourmets (mini porçõezinhas, como as saladas, por exemplo). Novidade no mercado são os cupcakes e macarrons salgados. Isso mesmo, salgados! Uma delícia  e tem tudo a ver com o clima do brunch. Uma dica importante é solicitar ao buffet atenção quanto à temperatura das bebidas que, numa festa durante o dia, requer uma atenção diferente das produções noturnas!
4) Decoração: harmonize a decoração e toda a identidade visual do casamento com esse clima de simplicidade e leveza. Atenção, simplicidade não quer dizer menos bonito ou menos arrumado, pelo contrário. Simplicidade quando empregada corretamente traduz elegância e bom gosto, sem exageros ou ostentação. O clima diurno e a descontração do brunch dispensam arranjos e lustres enormes. Use e abuse dos detalhes, arranjos aéreos, centros de mesa variados, almofadas e lounges.
5) Convite: como os brasileiros não estão (ainda) muito acostumados com a idéia do brunch, talvez caiba informar aos convidados já no convite, sobre essa forma de comemoração (assim você não cria a expectativa de um almoço ou uma festa, que de fato não é a proposta). O casamento diurno permite, à título de etiqueta, certa informalidade no convite. Frases do tipo “Fulana e Fulano ficarão felizes em receber seu abraço num brunch após a cerimônia” caem bem no lugar da tradicional “a cerimônia realizar-se-á às 11:30 do dia XX”. 
6) Hora extra: erroneamente, muitos casais pensam que uma comemoração durante o dia reduz o tempo da festa e evita que ela “entre noite a dentro”. Nem sempre, mocinhas!. Muitas vezes o fato de comemorar o casório durante o dia estende ainda mais a celebração. Claro que o termômetro da festa são os noivos (sempre) e a animação da família e amigos varia de casamento pra casamento. Mas, muitas vezes entra o fator “psicológico” dos convidados que pensam “nossa, são ‘tantas’ horas ainda, tá cedo!” (mesmo já tendo aí suas 3 ou 4 horas de festa!). Diferente das celebrações noturnas. Imagina uma cerimônia às 21:30h, uma festa que começa às 22:30h…mesmo com um tempo menor de festa, a sensação de olhar no relógio e ver que “já é madrugada” tem um efeito diferente nos convidados. Portanto, casais que optarem pelo brunch, preparem-se pois a possibilidade de hora extra (dependendo da animação dos convidados…) é tecnicamente maior pra comemorações nesse horário. Mesmo para a proposta do brunch, que é um tipo de recepção com duração média de 2 a 3 horas.
7) Produção da noiva: como toda produção diurna, evite brilho excessivo (no vestido e acessórios!), tecidos pesados ou muito estruturados, saltos muito finos e caudas muito longas. Tecidos fluidos, rendas, arranjos naturais, voilletes ou casquetes, maquiagem leve e até vestidos curtos harmonizam perfeitamente com a proposta do brunch. Aqui cabe aquela idéia que nunca sai de moda de que “menos é mais”,