Crônica ao Cerimonialista - Sílvio Lobo Filho (*)

Quem é aquele a quem se curvam os reis, majestades, presidentes, governadores, autoridades...para ouvir, segregando ao ouvido?
De que força se reveste esse desconhecido, discreto, recostando-se aos cantos, atendendo sem discussão, a um curto aceno?
Qual o mistério que envolve esse alguém, que autoridade não é, mas a elas orienta os cumprimentos, a expressão, o vestir o modo de falar, o momento de sorrir, o caminho a percorrer, o assento a ser usado, proceder à mesa?
Quem é esse que com perspicácia transforma uma gafe em só “ um momento de descontração”, que muda o ambiente simplista, tornando-o formal, revestido de importância e respeito; que cumpre a hierarquia; que antecipa detalhes com antecedência para evitar improviso?
Que extraordinária força exerce sobre os dirigentes do mundo, para definir os pratos e a ordem dos pratos, como recepcionar e ser recepcionado, como participar de almoços e jantares, café e drinks, como servir, como atender?
Que vasto conhecimento é dotado esse ser humano, para decidir estilos e qualidades de roupas, o uso dos distintivos, de medalhas e honrarias?
Como pode dominar o quê, quem e como convidar, qual o papel a ser usado, o tipo de letra, a estética, o conteúdo, a diagramação, a redação?
Esse, que tem sempre um sorriso nos lábios, alegria nos olhos, respostas rápidas e soluções precisas, é o Cerimonialista. Um misto de conselheiro e orientador, planejador e relações públicas, orador e escritor, poeta e sonhador, num exemplo resumido de pequenina parte das suas funções.
Ele, que conhece as precedências, os gestos e preceitos, as honrarias e privilégios, os símbolos do poder;
Ele, que domina o tratamento, as fórmulas de cortesia, a relação e a expressão oficial, a linguagem e a diplomacia;
Ele, que obedece regras e as transforma, cria e modifica, busca a evolução, a modernização;
Ele, que tem o dom de captar a cultura dos povos, que dignifica as reverências e refinamentos, mas que sublima sobretudo a convivência entre as pessoas.
Sim, é ele quem planeja, organiza, executa, avalia e ao final, senta-se à última poltrona, sorrindo para si mesmo, regando a sua face com suas lágrimas, no silêncio do salão, agora deserto, ouvindo o bater do seu próprio coração e o ressoar dos últimos passos da platéia para dizer: “ Obrigado meu Deus, por ter-me permitido não falhar”

Parabéns a todos os cerimonialistas - 29/10