6 coisas que SÓ a sua cerimonialista de casamento pode fazer por você!

 Você tem uma prima ou amiga muito apaixonada por casamentos que pesquisa tudo sobre o assunto e é super planejada. A sua mãe, a sua irmã e a sua tia fazem questão de estar presentes em todas as etapas da preparação do casamento. Ainda assim, querida noiva, não pense que elas podem fazer por você e pelo seu noivo o que uma assessoria profissional faria!
Entendo que a noiva queira estar cercada de pessoas próximas no dia mais importante da sua vida e em cada fase dos preparativos. Mas eu aponto uma série de razões para que os noivos tenham profissionais especializados ao seu lado.
“Organizar um casamento exige atenção e acompanhamento preciso em muitos detalhes: são muitos fornecedores envolvidos, prazos a serem cumpridos, orçamentos diversos, etc. Isso tudo sem contar o estado emocional do casal que, na maioria das vezes, possui outras obrigações além do casamento.”
Mas não é apenas no dia do casamento que uma equipe de cerimonial vai garantir o sucesso do evento. Na etapa de preparação da cerimônia e da festa ter um profissional ao seu lado pode garantir, entre outras coisas, que o casal de noivos consiga se manter dentro do orçamento preestabelecido.
“Além da sua mãe, tia ou prima não serem profissionais qualificadas e por isso não estarem acostumadas com todos os imprevistos comuns a um evento, elas são convidadas e merecem se divertir como todos os outros e não estarem preocupadas com a comida e bebida que está sendo servida, com a coordenação das músicas dos momentos-chave ou até mesmo com a limpeza dos banheiros.”
Se você ainda não se convenceu da importância de contratar uma assessoria para o seu casamento, confira a lista de seis coisas que sua mãe, tia ou prima não vão conseguir fazer por você jamais, só a assessoria mesmo!

1. Indicar profissionais que se enquadram no perfil de vocês

Para encontrar fornecedores que ofereçam serviços adequados ao estilo e ao orçamento do casal e conhecer a reputação destes profissionais no mercado e dar uma orientação financeira realista é preciso ser atuante no mercado de casamentos.
Alguém que não está em contato com esse mercado não tem a mesma capacidade para fazer essa avaliação como um cerimonialista profissional. Além disso, é comum os noivos terem um orçamento limitado mas sonharem com um casamento grandioso, com itens caros e refinados. A assessoria vai ajudar a alinhar expectativa e realidade, de modo a não frustrar o sonho do casal.
“Uma boa assessora vai orientar sobre a escolha de cada profissional, o que deve ser observado e como tomar essa decisão.”

2. Ajudar na negociação com os fornecedores

Como profissional que realiza diversos eventos e casamentos, a cerimonialista é alguém que tem acesso a parcerias com vários fornecedores. Afinal, ela leva e indica o profissional para inúmeras noivas.
A JD Cerimonial e Eventos possui parceria com diversas empresas que oferecem vantagens especiais para os noivos. Além disso, eles recebem um pencard com conteúdo exclusivo para ajudar nos preparativos (fornecedores indicados, cronograma, checklist, referências, controle de budget, etc).
“São muitos detalhes: local, buffet, foto e vídeo, vestido, convites, doces, bolo…tudo isso com prazos a cumprir e orçamento a ser controlado. É fácil ficar estressado no meio de tantos itens já que os noivos geralmente têm outros compromissos, além do casamento, que também demandam tempo.”

3. Controle da lista de convidados

Esse item é quase sempre um desgaste emocional para todos os noivos. Casar com festa e tudo mais custa caro, por isso a elaboração da lista se torna um desafio para os noivos que pensam em um custo específico para o casamento. A família acaba interferindo nesse processo e muitas vezes é motivo de discussão entre todos. Imagina a sua mãe recebendo a sua lista e descobrindo que você não vai chamar aquele seu primo distante? Ou ainda a sua prima sabendo que o namorado/ficante/rolo dela não foi convidado? Uma assessoria de casamento vai orientar os noivos com a lista inicial e depois cortar as pessoas mais distantes. A opinião de um profissional pode ajudar a apaziguar os ânimos nesse momento tenso.
“Excluir pessoas da lista é um processo difícil, mas é importante encarar isso tudo com muita leveza.”

4. Cuidar do RSVP

Quando há pessoas próximas envolvidas no RSVP (Répondez S’il Vous Plaît, expressão francesa que significa “responda por favor” para confirmação de presença), os convidados podem se sentir obrigados a confirmar presença apenas para evitar o constrangimento de dizer não a alguém próximo dos noivos com receio de criar uma indisposição. E um evento que tem um número alto de convidados que confirmam presença, mas não aparecem, tem maiores chances de se tornar um desastre.

5. Acompanhar a montagem da festa

Sejamos realistas: é impossível que a sua mãe, tia ou prima consiga se aprontar e ficar linda para o seu casamento se tiver que tomar conta da arrumação do casamento entre móveis, flores e plantas sendo arrastados de um lado para o outro. A situação fica ainda mais complicada se você pensar na possibilidade de um imprevisto e no jogo de cintura que ela vai precisar ter para resolver tudo sem deixar os noivos tensos. Não parece uma boa ideia, certo?

6. Garantir que tudo corra bem no casamento

Será que a sua tia ou amiga tem capacidade e conhecimento para organizar o cortejo corretamente na igreja? Quem irá dar o sinal de entrada das músicas enquanto ela abre a porta da igreja para a noiva? E se ela não for ágil o bastante para coordenar a sessão de fotos diminuindo o tempo dos noivos fora da festa? Quem irá coordenar a chegada dos noivos ao salão, músicas a serem tocadas e a dança? Será que ela sabe o momento adequado para jogar o buquê, para a entrada de atrações e distribuição de lembranças?
“São tantos os detalhes no dia que não tem como a noiva, parentes ou amigos curtirem a festa e aproveitarem ao máximo se estiverem diretamente envolvidos em todos esses itens.”
Diante desse cenário de preocupações, dúvidas e correria do dia a dia, a assessora de casamentos é fundamental para tranquilizar e auxiliar o casal, atuando como um misto de anjo da guarda e fada madrinha. Essa profissional está acostumada com o stress e com a pressão que eventos como esse demandam.
“Mesmo que você seja uma noiva super planejada que conseguiu manter a sanidade mental durante todo o período pré casamento sem uma assessora, você deve pensar em quem ficará coordenando todo o evento para que você curta ao máximo esse dia tão esperado.”
Se você procura alguém para garantir o equilíbrio dos noivos mantendo a ordem, a calma e o bom humor de todos os envolvidos no seu casamento, faça contato com a JD Cerimonial e Eventos para marcar uma conversa e pedir um orçamento. Te ajudarei não apenas no cerimonial do dia do casamento, como também posso prestar assessoria nos eventos pré e pós casamento, como chá de panela, despedida de solteiro e até a lua de mel.