Dicas úteis e detalhes técnicos para os preparativos

Não canso de dizer o quanto a fase dos preparativos é mágica e especial. Apesar de toda correria, ansiedade e stress que pode causar, ela deve ser vivida intensamente, afinal é um momento único na vida do casal.
Acredito que compartilhar conhecimento ajuda muito os noivos e gera um ciclo de crescimento. Por isso, hoje dividirei algumas preocupações que normalmente são lembradas apenas pelas assessoras, mas que podem ajudar muitos casais no caminho dos preparativos.
Nem por isso a orientação de uma empresa de assessoria, principalmente nos últimos 2 meses, é menos necessária. Aliás, como eternas noivas podemos afirmar que a assessoria do dia é indispensável para que tudo dê certo!


1. Escolhendo Fornecedores
Antes de contatar um fornecedor procure depoimentos de quem já contratou. É muito comum termos nossos clientes escrevendo em páginas públicas como o Instagram.
Verifique se a empresa não tem pendências financeiras (o que pode levar ao fechamento da mesma) buscando o nome através de ferramentas de pesquisa como o Google. O Reclame aqui também ajuda a ter boas informações. Feito isso, com segurança e boas referências, siga em frente.


2. Contratos
O contrato merece um cuidado especial, leia com ATENÇÃO. Lá deve estar indicando detalhadamente tudo o que foi contratado (itens) e combinado entre as partes. As cláusulas de eventuais “quebras de contrato” devem ser justas, e podem ser acertadas e alteradas caso os noivos considerem necessário.
Em sua grande maioria, pequenos ajustes são feitos com tranquilidade. O contrato na maior parte das vezes vem para proteger o fornecedor de algum cliente um tanto “doido”; se esse não for o seu caso, fique tranquilo que tudo dará tudo certo, principalmente se você escolheu bons fornecedores.


3. Considere o clima
Pense na estação do ano e nas possibilidades climáticas do seu evento. Se o seu casamento for acontecer no inverno considere locar aquecedores (em cima da hora pode ser complicado). No verão, em locais abertos as chuvas são sempre um risco, por isso é importante deixar um orçamento de cobertura preparado.


4. Cuidado com a energia
Nunca se esqueça de verificar a necessidade de um gerador. Existem muitos espaços que não oferecem, ou tem um gerador muito pequeno. Some com seus fornecedores a quantidade de Watt que cada um consome, e veja com o espaço se não há risco de ficarem sem energia.


5. Atenção aos detalhes
Com cada fornecedor questione os detalhes, são eles que causarão tumulto no dia do evento. Pequenos detalhes como quem estará presente no dia do evento, quem ascenderá as velas, quem montará os doces, necessidade de extensões (verificar se a voltagem necessária é 210 ou 120), horários de entregas, se a empresa terá alguém de plantão no dia do evento mesmo após a montagem (peguem números de celulares), e tudo mais que passar pela sua cabeça: PERGUNTE!


6. Acerte nas quantidades
Informe-se sobre quantidades. Pense no perfil dos seus convidados e procure na internet as quantidades indicadas para bebidas, doces, bem casados e brindes em geral. Com bom senso e um pouco de pesquisa é possível errar muito menos!


7. Organize-se!
Faça planilhas! Coloque no papel a sua intenção de gastos. Conforme for levantando orçamentos vá organizando e priorizando suas contratações. Tente não sair demais do valor inicial e nem arrisque a sua festa com contratações amadoras.
Comece o quanto antes, assim terá tempo de parcelar. Pense em saídas alternativas quando o dinheiro estiver muito curto, existem muitas opções legais de DIY (faça você mesmo).
Quantas dicas incríveis e importantes, não é mesmo? Aproveite para anotar tudo e colocar em prática com calma e antecedência. Boa sorte a todos os noivos nessa linda jornada que amamos tanto