Corsage para madrinhas: um toque extra de delicadeza para seu casamento

Você já viu pessoalmente, ou em imagens de casamentos, madrinhas utilizando um adorno de flores no pulso? Pois bem, este é o corsage, tendência americana que já caiu no gosto de algumas brasileiras.
A corsage é popularmente conhecido como um minibuquê de flores, ou um adorno de flores, utilizado no pulso ou nos cabelos pelas madrinhas de casamento, pelas mães dos noivos, avós, demoiselles e daminhas, no bom, belo e criativo estilo americano.
A origem deste adorno é mais curiosa do que você possa imaginar! “Na verdade, a origem é europeia e surgiu na idade média entre as noivas, com o propósito de disfarçar os odores, visto que os banhos eram na maioria anuais, por conta do frio, e acontecia em maio, porque os casamentos eram feitos em junho, início do verão francês. Entre maio, o mês do banho, e junho, o mês do casamento, os odores já começavam a ser exalados. As noivas então carregavam buquês de flores e ervas junto ao corpo para disfarçar, mas dizia-se que era para afastar maus espíritos”.
“Daqui surge a ligação de maio como o mês das noivas. O uso das flores se popularizou com o casamento da rainha Vitória com o príncipe Albert na Inglaterra. Para as jovens francesas, o buquê de flores usado para disfarçar odores evoluiu para miniarranjos nos pulsos ainda na idade média”.
Os americanos, com sua criatividade, além de usarem o corsage nas formaturas, instituindo uma tradição onde os rapazes entregam um corsage de presente para as moças em sinal de respeito e consideração, trouxeram o adorno para os casamentos. “Vem deles a moda de padronizar as madrinhas ou demoiselles, como forma de diferenciar estas dos outros convidados. Além dos vestidos leves, de tons claros e tecidos suaves, carregavam os buquês de flores que foram adaptados para os pequenos e delicados arranjos de pulso, nosso conhecido corsage”.