O que não fazer em um casamento

Você foi convidada para um casamento e não pode fazer feio. Por isso é bom seguir algumas regrinhas básicas de etiqueta, por mais que pareçam engraçadas.

- Os convidados podem definir o traje de acordo com o gosto e estilo. Mas tudo tem um limite. Vestir jeans e camiseta por mais simples e informal que seja a cerimônia, foge da tradição e também do que os noivos determinaram, além de ser alvo de comentários na festa;

- Para as mulheres, o cumprimento do vestido pode chamar a atenção do padre, não levem a mal, em algumas igrejas os padres não permitem vestidos muito curtos por uma questão de respeito;

- Levar o presente para a festa ou para igreja – o presente deve ser entregue com antecedência na casa da noiva, senão tiver jeito, deixe-o no carro e entregue para os pais da noiva no final da festa, ou para alguém responsável;

- Ir direto para festa e não comparecer a cerimônia religiosa – é falta de educação e dá a impressão de que você foi só para comer;

- Exagerar na bebida e ser o centro das atenções.

- Se não houver cinzeiro na mesa, não fume – principalmente em ambientes fechados ou com ar condicionado. Ninguém merece ficar com a roupa, cabelo cheirando a cigarro, além de respirar a fumaça tóxica;

- Pedir para levar mais de uma lembrancinha  – na maioria das vezes as lembranças são contadas de acordo com o número de convidados;

Um conselho: siga as regras e curta a festa que com certeza será sensacional.

Jheane Dodô Beça
Cerimonialista

Como escolher o buffet para o casamento



O sucesso de uma festa está na boa comida e bebida servidas. Decidiu casar? Como escolher o buffet para o casamento? Detalhe muito importante na organização de uma festa, que deve ser analisado com bastante cuidado.

Antes de visitar os buffets, o casal deve primeiro decidir que tipo de festa pretende oferecer. As opções vão desde um completo jantar, almoço, coquetel ou até um brunch.

Definir a quantidade de convidados é tarefa nº 1. O buffet precisará da quantidade de pessoas para montar o cardápio e o orçamento.
É importante ficar atenta nas agendas dos buffets. Maio, setembro e dezembro são meses super concorridos e os serviços devem ser marcados com uma boa antecedência.
O gosto do casal deve prevalecer sempre. Na maioria das vezes os buffets apresentam cardápios pré-definidos, não impedindo dos noivos acrescentarem itens, retirarem ou até mesmo modificarem toda a lista. O cardápio deve ser escolhido de acordo com o gosto do casal e seus convidados e até mesmo levando em consideração o estilo da festa.

Outra dica importante é: nunca feche no primeiro lugar que visitar. Procure conhecer várias opções, pesquisar preços e coletar indicações. Uma boa festa não é sinônimo de gastar muito. É possível gastar pouco e fazer algo requintado e inesquecível.

Nunca dispense a degustação. Os noivos devem conhecer o gosto da comida antes dela ser servida. Nada pior que chegar no dia do casamento é a comida ser de péssima qualidade.

Jheane Dodô Beça
Cerimonialista

Casamento sem gafes

O que se deve ou não fazer durante a organização ou festa de um casamento? O melhor é ter estilo e elegância para não cometer gafes nesses momentos. Ninguém vai querer fazer feio. Apresentamos algumas dicas tanto para os noivos quanto para os convidados. Confira!

O vestido da noiva

O branco é tradicional, mas não obrigatório. Se a noiva optar por algo diferente, ou uma outra cor não é sinônimo de erro. Afinal, o dia é especial para a noiva e ela pode usar e abusar, lógico que com classe.

O vestido das madrinhas e convidadas

A primeira cor que deve ser evitada, principalmente pelas madrinhas, é o branco. Não é regra. Muitas pessoas não sabem, mas o preto também é uma cor que deve ser evitada, devido a uma tradição cultural, em que o preto é uma forma de mostrar protesto. Lembrando que isso é apenas uma tradição. A cor é muito usada pelas mulheres, principalmente por esconder as gordurinhas.
Não a um convite para ser madrinha

Se você foi convidada para ser madrinha certamente é uma pessoa próxima da noiva e com certeza se não puder aceitar, ela irá entender. Explique o motivo. Não é algo que causará problemas.

Madrinha a todo custo

Tem pessoas sem bom senso. O casamento é algo muito particular. Mas algumas pessoas extrapolam ao se convidarem para ser a madrinha do casamento. Assim sendo converse com a pessoa e explique de uma maneira amigável os motivos pelos quais não será possível. Inventar também algumas mentirinhas nessa situação, não vai fazer mal a ninguém.

Lista de presentes

Super útil e os convidados agradecem. Mas é sempre bom lembrar que é uma sugestão, não uma obrigação.

Dinheiro como presente

É algo bem particular. Não é legal pedir, mas se algum convidado ou padrinho lhe oferecer, você pode aceitar sem medo de estar sendo indelicada. Se o casal estiver sem grana para casar, o melhor é adiar um pouco a cerimônia.

Agradecendo os presentes

Mande cartões de agradecimento aos convidados. Mas se o casal tiver tempo, pode agradecer os presentes pessoalmente.

Pais divorciados

A conversa é primordial. O dia é dos noivos, afinal os pais já estiveram um dia em cima do altar. Se os pais não se toleram não adianta forçar, mas se têm uma relação por causa dos filhos, não há problema nenhum em ficarem juntos no altar.

Lista dos convidados

Se não for a mais, é uma das tarefas mais difíceis. Se você está com a verba curta tente enxugar o máximo a lista. Uma hora você terá que cortar pessoas. Algumas pessoas entendem, outras não, mas se elas gostam do casal, certamente aceitarão.

Convite para cerimonia religiosa e não para a festa

É melhor evitar. Dá a impressão que você está excluindo a pessoa do melhor, a festa.

Exagerar nos comes e bebes

É o que as pessoas mais fazem. A comida é deliciosa, mas não justifica o exagero. A mesma coisa serve para a bebida. Ninguém precisa beber e causar bafões. Exagero nunca é bem-vindo.

Jheane Dodô Beça
Cerimonialista

Decoração vintage.






Cada noiva com seu penteado!

No dia do casamento uma noiva quer se sentir linda, tudo tem que estar perfeito. Se a escolha do vestido e dos detalhes foi tão difícil, escolher o penteado ideal também não é tarefa fácil. Quais os melhores penteados e acessórios para o dia do casamento? Como a escolha do local, horário e outros detalhes da festa podem influenciar o look? Quais as principais tendências para noivas?

Geralmente, noivas mais jovens são mais românticas e pedem penteados mais sutis. Já as com mais idade, acima dos 40 anos, ficam bem com penteados naturais, nada muito sofisticado. Hoje, independente do estilo da noiva, estão na moda adornos baixos e tranças, assim como cabelos mais naturais e sem muito polimento. Rabo de cavalo e laterais soltas também são hits.
Outra tendência é o cabelo semi preso. Depende muito do estilo da noiva e do vestido, obviamente, mas o que as noivas mais pedem hoje em dia são os penteados semi presos com um estilo natural sofisticado, com ondas grandes e um pouco preso na frente, o que permite que o penteado dure a noite inteira. O mais recente exemplo é de Kate Middleton, que usou cabelo solto com ondas largas e apenas uma tiara. 

Os acessórios são cada vez mais usados pelas noivas e madrinhas e a escolha deles deve estar sempre associada ao formato do rosto, ao estilo do vestido e do casamento. Por exemplo, em faces alongadas é indicado colocar os acessórios em uma ou duas laterais. Já se o rosto é curto, a idéia é ter um topo pronunciado e deixar alguns fios soltos ao natural. Isso vai suavizar a feição e ressaltar a jovialidade.
Acessórios ajudam a realçar a noiva e o penteado. Os altos servem para quem quer adicionar sofisticação máxima ao look. Rosas estão em alta, desde as maiores até as minúsculas.
É importante observar sempre o formato do rosto para composição do penteado. O mesmo estilo de penteado pode ficar bem em rostos alongados, mas não bem em formatos mais redondos. Se isso não for levado em consideração, ao invés de deixar a noiva linda, ressaltando sua beleza natural, o penteado pode ressaltar seus pontos negativos.
Outro ponto que não pode ser esquecido é a prova do penteado. A prova é importante para o profissional saber exatamente o que a cliente gosta e não gosta. E o que fica bom de acordo com os detalhes que cada um tem. É importante ressaltar os pontos positivos e disfarçar os negativos. Um dia especial como um casamento pede atenção redobrada do hairstylist, deixar a noiva perfeita é uma simples conseqüência do bom trabalho.

Espero ter colaborado com as informações!

Jheane Dodô Beça
Cerimonialista