Casamento sem gafes

O que se deve ou não fazer durante a organização ou festa de um casamento? O melhor é ter estilo e elegância para não cometer gafes nesses momentos. Ninguém vai querer fazer feio. Apresentamos algumas dicas tanto para os noivos quanto para os convidados. Confira!

O vestido da noiva

O branco é tradicional, mas não obrigatório. Se a noiva optar por algo diferente, ou uma outra cor não é sinônimo de erro. Afinal, o dia é especial para a noiva e ela pode usar e abusar, lógico que com classe.

O vestido das madrinhas e convidadas

A primeira cor que deve ser evitada, principalmente pelas madrinhas, é o branco. Não é regra. Muitas pessoas não sabem, mas o preto também é uma cor que deve ser evitada, devido a uma tradição cultural, em que o preto é uma forma de mostrar protesto. Lembrando que isso é apenas uma tradição. A cor é muito usada pelas mulheres, principalmente por esconder as gordurinhas.
Não a um convite para ser madrinha

Se você foi convidada para ser madrinha certamente é uma pessoa próxima da noiva e com certeza se não puder aceitar, ela irá entender. Explique o motivo. Não é algo que causará problemas.

Madrinha a todo custo

Tem pessoas sem bom senso. O casamento é algo muito particular. Mas algumas pessoas extrapolam ao se convidarem para ser a madrinha do casamento. Assim sendo converse com a pessoa e explique de uma maneira amigável os motivos pelos quais não será possível. Inventar também algumas mentirinhas nessa situação, não vai fazer mal a ninguém.

Lista de presentes

Super útil e os convidados agradecem. Mas é sempre bom lembrar que é uma sugestão, não uma obrigação.

Dinheiro como presente

É algo bem particular. Não é legal pedir, mas se algum convidado ou padrinho lhe oferecer, você pode aceitar sem medo de estar sendo indelicada. Se o casal estiver sem grana para casar, o melhor é adiar um pouco a cerimônia.

Agradecendo os presentes

Mande cartões de agradecimento aos convidados. Mas se o casal tiver tempo, pode agradecer os presentes pessoalmente.

Pais divorciados

A conversa é primordial. O dia é dos noivos, afinal os pais já estiveram um dia em cima do altar. Se os pais não se toleram não adianta forçar, mas se têm uma relação por causa dos filhos, não há problema nenhum em ficarem juntos no altar.

Lista dos convidados

Se não for a mais, é uma das tarefas mais difíceis. Se você está com a verba curta tente enxugar o máximo a lista. Uma hora você terá que cortar pessoas. Algumas pessoas entendem, outras não, mas se elas gostam do casal, certamente aceitarão.

Convite para cerimonia religiosa e não para a festa

É melhor evitar. Dá a impressão que você está excluindo a pessoa do melhor, a festa.

Exagerar nos comes e bebes

É o que as pessoas mais fazem. A comida é deliciosa, mas não justifica o exagero. A mesma coisa serve para a bebida. Ninguém precisa beber e causar bafões. Exagero nunca é bem-vindo.

Jheane Dodô Beça
Cerimonialista