Convite de casamento: O que escrever?

Quando o assunto é o que escrever no convite de casamento, é comum que os noivos fiquem confusos a respeito das formalidades que devem ser seguidas. Por exemplo, é obrigatório usar os pronomes de tratamento como Sr ou Sra no envelope ou é possível apostar em um texto mais solto e moderno?
Não existe resposta certa. Em geral, o mais adequado é apenas acompanhar a temática da cerimônia. É ela que indicará o ponto de partida para o convite, a partir daí, vale seguir algumas regrinhas básicas.
Primeiro passo é definir quem está convidando para a cerimônia: os noivos ou os pais. Antigamente, era praticamente regra que os pais fossem as pessoas que convidam, até porque, muitas vezes, eles pagavam a festa. Hoje, os noivos estão totalmente envolvidos na celebração, então, muitas vezes é o casal quem convida.
Uma dica bacana é colocar “com a benção dos pais”. Este é um texto de convite tradicional e certeiro 😉
A função básica de um convite de casamento é informar, por isso, reserve um espaço para as seguintes informações:
– Data do casamento

– Endereço da cerimônia
– Endereço da festa
– Horários

Você também pode incluir indicações como mapa, dica a respeito dos trajes, trechos de poemas, músicas ou frases.
Lembre-se sempre: o convite deve ser objetivo. Quanto menos informações extras, mais eficiente e elegante ele será.

Como escrever no envelope?

Aqui, a principal dica é: quanto mais formal for a relação dos noivos com o convidado, mais formal deve ser a maneira de escrever. Se forem amigos bem próximos, até apelidos são permitidos.

Faixa ou tag impressa?

O uso da faixa ou tag impressa é uma boa forma de aproveitar 100% os convites. Caso você erre o nome de algum convidado, é possível mudar a faixa e aproveitar o mesmo convite. Para os casamentos mais clássicos, o calígrafo é uma opção exclusiva e personalizada.
Quantidade?
Na hora de decidir a quantidade, o ideal é separar a lista de convidados por famílias. Assim fica mais fácil saber quantos devem ser encomendados. Acrescente 20% a esse número para possíveis emergências, pois mandar imprimir uma leva extra de convite depois pode sair muito caro.
Inspire-se