Estilos de serviços a mesa:


Serviço à francesa, em razão de seu caráter dispendioso, é praticado em jantares formais e protocolares.
Nesse serviço, o anfitrião demonstra sua generosidade e opulência, pela apresentação dos pratos bem ornamentados.  Os garçons e os maîtres devem  portar uniformes e luvas em razão do tipo mais refinado de serviço. O conviva é quem se serve. A travessa é apresentada pela esquerda, com os cabos dos talheres (garfo e colher ) voltados para o conviva  que a seu gosto faz a seleção de iguarias. Nesse serviço, os garçons devem ser extremamente hábeis devendo cada um se ocupar de  6 a 8 convidados.

Serviço à Inglesa Direto o garçom apresenta o alimento, em travessas, pelo lado esquerdo do cliente, servindo diretamente, procurando distribuir harmoniosamente as guarnições e o alimento básico no centro do prato. As senhoras são servidas em primeiro lugar, em seguida os cavalheiros. Quando existem crianças à mesa, elas devem ser priorizadas para que fiquem acomodadas. O mise-en-place (arrumação da mesa) do Serviço à Inglesa Direto  é executado de acordo com o cardápio que determinará os tipos de pratos, copos e talheres.

Serviço à Inglesa Indireto o mise-en-place pode se limitar aos talheres, copos, guardanapos e sous-plats. O prato principal fica em uma mesa auxiliar ou num carrinho, ao lado da mesa do cliente ( au guéridon ) onde  é servido o prato solicitado pelo cliente. Esse serviço requer um garçom e um commis ( garçom auxiliar  ), onde um prepara o prato e o outro o transporta, pela direita do comensal.

Serviço  sur Assiette ( Empratado )  os alimentos são montados nos pratos, na cozinha, e assim apresentados ao cliente, sempre pela direita. Esse gênero é recomendado para Serviços à la Carte e banquetes de médio porte.

Serviço à Americana , apesar de sua natureza informal, em forma de buffet pode ser tão elegante quanto um jantar formal. É uma maneira pratica de servir um maior número de convidados, devendo-se considerar a sequência da arrumação do buffet para oferecer conforto aos convidados.