ECAD. O que é isso?

Conversando com uma amiga minha que vai se casar e fazer a festa de casamento, ela descobriu que terá que pagar uma taxa para o ECAD. Mas o que é isso e pra que serve?

Então resolvi fazer esse post especial sobre essa taxa que acaba assustando a gente em meio tantos gastos e despesas não é???

ECAD, quer dizer Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, e é o órgão brasileiro responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais de obras musicais. Administrado por dez associações de música para realizar a arrecadação e a distribuição de direitos autorais decorrentes da execução pública de músicas nacionais e estrangeiras.

O controle de informações é realizado por um sistema de dados totalmente informatizado e centralizado, que possui cadastrados em seu sistema 245 mil titulares diferentes. Os números envolvidos fazem com que aproximadamente 72 mil boletos bancários sejam enviados por mês, cobrando os direitos autorais daqueles que utilizam as obras musicais publicamente, os chamados “usuários de música”, que somam 399 mil no cadastro do ECAD.

Resumindo, o ECAD cobra das pessoas uma taxa de uso de uma música reproduzida publicamente.

É dividido nos seguintes tipos de usuários:

Permanente (buffets, e salões de festas entram aqui)

Eventual

Radio/TV

Mídias Digitais

Os valores das taxas varia de acordo com o tipo de usuário citado acima, e de acordo com o tipo do establecimento.

Bom, mas nem todo estabelecimento cobra do usuário essa taxa, eles simplesmente deixa o preço embutido no valor do aluguel do salão. Mas sempre fique alerta para essa taxa, para saber se ela é paga pelo estabelecimento, se é repassado a parte para vocês. Pois todas as noivas que eu conversei ficam sabendo dessa taxa na hora que já alugou o local e não tem programado o valor para a mesma.

Bom é isso aí... Para saber maiores informações sobre o ECAD, acessem o site direto deles.. É o http://www.ecad.org.br/ViewController/Publico/home.aspx