O que faz um mestre de cerimônias?

O mestre de cerimônias costuma realizar várias funções, algumas relacionadas aos anfitriões, outras com as pessoas responsáveis pelos bastidores, e com os convidados. Em geral, ele torna o evento mais caloroso, convidativo e sempre respeitando as regras de etiqueta. Cada ocasião tem seu próprio protocolo, e cabe a ele conduzir a comemoração de acordo com o estilo da mesma. Extremamente comunicativo, o profissional tem capacidade de se relacionar e trabalhar muito bem com vários tipos de pessoas.

Ele sabe perfeitamente quando iniciar a celebração e sabe administrá-la muito bem, enfrentando com habilidade todos os tipos de situações inesperadas, sem que os convidados percebam que alguma coisa pode estar errada. Nos casamentos, eles coordenam as músicas, o início da cerimônia religiosa (quando a mesma acontece no próprio salão de festa), o início do jantar, e mais. Na recepção, o mestre de cerimônias pode também coordenar as tradições de determinadas culturas, além de indicar a dança da noiva com seu pai, a primeira dança dos recém-casados, e até mesmo a introdução de qualquer entretenimento adicional oferecido no evento.
Um mestre de cerimônia também pode ser contratado para realizar algum tipo de discurso, que poderá ou não ter a ver com o propósito do encontro. Porém, na maioria das vezes, ele se dedicará a partilha de informações pertinentes aos anfitriões, que na verdade são o foco do evento. Para não entendiar os convidados, o ideal é ir logo ao ponto, assim minimizará as chances do público se sentir cansado.
É interessante saber nem todo profissional é capaz de ser um bom cerimonialista, uma vez que grande parte do trabalho envolve a transmissão de informações para outras pessoas, então é fundamental que ele seja articulado, saiba pronunciar as palavras corretamente e tenha jogo de cintura em contratempos inesperados.

Outro diferencial para se obter sucesso na carreira é apresentar uma personalidade carismática e acessível, essas vantagens ajudam conseguir a simpatia dos envolvidos. Por fim, o mestre de cerimônia precisa ter habilidade para se organizar no sentido de definir bem o tempo, pois esse item faz uma enorme diferença para os participantes poderem desfrutar do encontro como um todo.